quinta-feira, 24 de maio de 2012

Soja e Carne de Soja!



Presente tanto nas prateleiras de supermercados como de farmácias, a soja é exatamente isso: um alimento de origem vegetal, rico em proteínas, que está sendo indicado por médicos como um remédio na redução dos riscos de câncer e doenças cardiovasculares, no controle de diabetes e na prevenção de osteoporose.

Para as mulheres, a soja na dieta pode ainda prevenir a tensão pré-menstrual e aliviar os sintomas indesejáveis do climatério (menopausa), como depressão, ansiedade, irritabilidade, insônia, ondas de calor e suores noturnos. Por todas as suas funções terapêuticas, a soja é também chamada de alimento funcional.

A carne de soja pode ser utilizada no preparo de pratos em substituição à carne bovina, uma vez que se assemelha muito na aparência, e quando bem preparada, no sabor. Além do excelente conteúdo de proteínas de alta qualidade, a vantagem de se utilizar a carne de soja em relação às carnes em geral está no alto teor de fibras, na ausência de colesterol, e no baixo conteúdo de gorduras saturadas do alimento.

A única desvantagem fica por conta do menor conteúdo de ferro e ausência de vitamina B12, nutriente encontrado somente em alimentos de origem animal

Segundo uma tabela de composição química dos alimentos da Universidade Federal de São Paulo, 100g de soja em grão contêm 36,5g de proteína. Já em 100g de carne (contra-filé) há 19g de proteína.

Pra quem não conhece a carne ou proteína de soja, seguem fotos com as variedades que podemos encontrar:

*Granulada: Geralmente, ideal para fazer todo tipo de salgados como hambúrguer, almôndegas, quibe, recheios em geral. Existe a clara e a escura.














*Média: Ideal para Estrogonofe, com legumes, refogados em geral, yakissoba, etc.


 











*Bifes: Tem uns que já vem em formato de bife! Dá para fazer ao molho, frito, acebolado, à milanesa, etc.

 















Fonte:


Nenhum comentário:

Postar um comentário