sábado, 5 de maio de 2012

MILHO!


Acredita-se que seja uma planta de origem americana, já que era cultivada desde o período pré-colombiano e desconhecida pela maioria dos europeus até a chegada destes à América. É um dos alimentos mais nutritivos que existem.

Puro ou como ingredientes de outros produtos, é uma importante fonte de energia para o homem.

O milho é altamente saudável, apesar de não ter ainda conseguido a nomeação de alimento funcional. Ele pode até substituir fontes de proteínas dentro de uma dieta balanceada, se for aliado a outros acompanhamentos. Como fornece carboidratos complexos, demora mais para ser digerido e aumenta a sensação de saciedade. É uma escolha melhor do que aqueles que fornecem apenas carboidratos simples, como arroz branco e outros produtos refinados. O milho conserva sua casca, que é rica em fibras, fundamental para eliminação das toxinas do organismo humano. Portanto, é uma excelente alternativa para quem quer perder peso com saúde ou para vegetarianos, que podem optar por receitas que levem milho, ao invés de soja.

Além das fibras, o grão de milho é constituído de carboidratos, proteínas, vitaminas (A, E e do complexo B - B1), sais minerais (ferro, fósforo, potássio, cálcio), óleo, açúcares e gorduras.

A vitamina B1 (tiamina) ajuda na regularização do sistema nervoso e aparelho digestivo, e tonifica o músculo cardíaco. A vitamina E apresenta propriedades antioxidantes, ela combate a degeneração muscular, atua no crescimento e protege o sistema reprodutor.

Apesar de ser utilizado na fabricação de pães, o milho não contém glúten. Em algumas receitas, pode-se substituir a farinha de trigo (que contém glúten), pela farinha de milho, tornando-se possível para consumo pelas pessoas intolerantes a esta substância
  

*INFORMAÇÕES NUTRICIONAIS

100 g de milho verde contêm:  100 calorias
                                                   3 g de proteína
                                                   2 g de gordura
                                                   17 g de carboidratos
                                                   4,6 g de fibras


FONTE:

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário