quinta-feira, 24 de maio de 2012

"Falsa" Kafta e Barquinha de Chuchu



E aí, querem/precisam ingerir mais proteína?! Eu preciso!!!
Pois nessa "Falsa" Kafta, tem 4 tipos diferentes de proteína, digo falsa, porque não é a receita original, é uma modificada, colocaria o nome de "Kafta Modificada", mas ficaria muito nome de técnica cirúrgica. rs
Então, os quatro tipos de proteína nela são: Carne bovina, carne de soja (proteína de soja), ovo e quinoa.
A respeito da carne ainda não falei das suas propriedades nutricionais, mas do ovo está AQUI, da quinoa falei AQUI e da carne de soja AQUI.
Pra quem não gosta de carne de soja, essa é uma boa dica de consumo, misturá-la com a carne bovina nos preparados, isso lógico, se não for vegetariano. rs
E essa salada de chuchu... Olhando, ninguém dá nada pra ela, mas façam e comam pra ver, surpreendente! Até meu irmão que não gosta de chuchu, se deliciou! rs Ela pode ser servida assim, como acompanhamento ou também como entrada.

Falsa Kafta

*Ingredientes:

500g de carne moída (prefira cortes com pouca ou nenhuma gordura)
2 xícaras de proteína de soja (granulada - usei a escura)
4 xícaras de água fervente (para hidratar a proteína de soja)
1 xícara de quinoa em flocos (pode ser substituída pela quinoa em grão, já cozida)
2 ovos
3 dentes de alho amassados
1 cebola pequena picada
Hortelã picada
Salsinha picada
Sal e pimenta do reino a gosto

*Modo de preparo:

Em uma tigela em separado, coloque a água quente sobre a soja, deixe-a separada por cerca de 10 minutos. Depois do tempo hidratando, aperte a soja para retirar toda a água, se preferir coloque-a numa peneira e aperte-a com o auxílio de uma colher. Depois de peneirada a proteína de soja, misture ela com todos os outros ingredientes. Coloque em um refratário e leve para assar em forno sob temperatura de 200 graus por cerca de 40 minutos (até que esteja toda cozida e dourada).


Barquinhas de Chuchu

*Ingredientes:

Chuchu
Cenoura cozida picada em cubos pequenos
Milho
Salsinha
Requeijão light

(Usei: 5 chuchus pequenos, 2 cenouras pequenas, 3 colheres de sopa de milho, salsinha e 1 colher de sopa de requeijão light)

*Modo de preparo:

Cozinhe o chuchu e depois de cozido parta-o ao meio, descasque e retire sua semente. OU, faça como eu, que já coloquei para cozer em água com sal, descascado, partido ao meio e sem a semente. Depois de cozido, com auxílio de uma colher de chá, retire o "miolo" abrindo espaço para o recheio e reserve. Em uma tigela misture o miolo do chuchu, com a cenoura, o milho, a salsinha e o requeijão light. Recheie os chuchus, e leve para geladeira até o momento de servir.

2 comentários: