quarta-feira, 12 de outubro de 2011

Ovos!!!

A composição e nutrientes do ovo é bem interessante para a saúde. Ovos são uma excelente fonte de proteína e, na verdade, quando classifica-se os alimentos por sua qualidade de proteínas, eles são comparados aos ovos. A proteína é de extema importância para o nosso corpo, por sua função construtora e reparados, sua participação na formação de hormônios, enzimas e anticorpos. Para aumentar o consumo de proteína, o ovo (muitas vezes esquecido) é uma alternativa bastante saudável para repor aminoácidos essenciais ao funcionamento do organismo. 

As proteínas da clara do ovo são de alto valor biológico. São proteínas completas, que contêm aminoácidos que nosso organismo não produz, atendendo as necessidades orgânicas.

A albumina, proteína presente no ovo, possui em sua composição os 9 aminoácidos necessários para o processo de anabolismo (aumento de massa muscular), contribui para a regeneração de tecidos musculares, unhas, pele e cabelo, além de revitalizar as funções orgânicas devido ao seu valor energético e, impulsiona o sistema imunológico. A albumina está presente, principalmente, na clara do ovo e também dispõe de leucina, um aminoácido que ajduda manter os músculos e diminui a massa gorda, ou seja, a gordura.

A gema, por sua vez, é rica em ômega 3, gordura excelente para o cérebro, e estimula o equilíbrio da insulina com a glicose, mais um fator que regula a compulsão e resistência insulínica. Ela também age no combate da anemia, não apenas por deficiência de ferro, mas também a chamada anemia perniciosa, graças a presença da vitamina B12.

O ovo é também uma ótima fonte de colina, proteína que melhora a memória e a cognição. Tem importante papel na síntese de substâncias que influenciam na função do cérebro, coração, músculo, glândula adrenal, trato gastrintestinal e muitos outros órgãos.

Além disso, é rico em vitaminas e minerais: vitaminas B2, B6, B12, E, K, D, ácido fólico, zinco, cálcio, selênio, fósforo e ferro.

Devido a todos esses nutrientes, o ovo deve fazer parte da dieta de todos os indivíduos, salvo aqueles que tem alguma intolerância, ou seja, alergia alimentar.

Embora apresente valores nutricionais interessantes, o ovo é visto com resalvas devido a crença de que sua ingestão aumentaria o colesterol. Porém, ainda que a quantidade de colesterol seja um pouco maior de 200mg (o total recomendado por dia é menos de 300mg), somente 25% da gordura total (toda a gordura está na gema) é saturada. Pessoas com hipercolesterolemia - taxa de colesterol sanguíneo acima do recomendado - e hipertensão, a recomendação de consumo é de até 3 ovos por semana.

Para calcular se sua ingestão de ovos está equilibrada, veja abaixo como identificar o colesterol no prato:
100g de ovos (2 ovos): cerca de 350mg de colesterol
100g de coxão mole: cerca de 84mg de colesterol
100ml de leite integral: cerca de 10mg de colesterol.

Em muitos casos, recomenda-se a não ingestão da gema do ovo, apenas a clara.

A função dos ovos em uma receita é dar cor, viscosidade, emulsificação, geleificação e formar espuma, agregando ao prato vitaminas, proteínas e sais minerais.

Fontes:
http://www.ovoonline.com.br/
http://www.copacabanarunners.net/ovos.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário